quinta-feira, 21 de abril de 2011

Cupcakes de Páscoa

Ontem à noite fui pra cozinha preparar uns cupcakes pra dar de presente aos meus colegas de trabalho e também às meninas lá do Sac, de quem eu gosto muito, pra celebrar a Páscoa. E claro que o chocolate seria o ator principal.

As meninas pediram um passo a passo, então lá vai:

Fiz uma receita básica de bolo de chocolate, mas você pode fazer qualquer uma de sua preferência (inclusive aquelas Dona Benta, que são super práticas!).

Enquanto eu batia a massa, já deixei o forno pré aquecendo. Coloquei em forminhas pequenininhas, de pão de mel, pois queria bolinhos bem delicados.



Assim que coloquei no forno, comecei a preparar a cobertura. Eu adoro a receita de ganache, acho que combina sempre com tudo e é fácil de preparar. Mas eu tinha dúvidas se ela ficaria com uma boa consistência pra cobrir os cupcakes. Resolvi me arriscar e deu super certo.



Eu acho que qualquer cobertura fica melhor com chocolate meio amargo, porque assim a receita não fica doce demais, enjoativa. Usei uma barra de meio amargo da Garoto e 1 caixinha de creme de leite light. É importante utilizar o creme de leite de caixinha, pois ele não tem soro.



Pica o chocolate e coloca num refratário (eu usei esse de coração que eu adoro, ganhei de presente de Aline, amiga lá do trabalho - oi Fia!!).



Deixei por 1 minuto e meio no microondas e ele ficou aquela coisa linda, todo molenguinha...



Esperei esfriar um pouquinho e acrescentei o creme de leite. Misturei delicadamente até incorporar os dois ingredientes.



Olha que lindo esse visual mesclado!



Depois que ele ficar uniforme, leve à geladeira por aproximadamente 1 hora. Eu coloquei naquela parte mais alta, onde a temperatura é mais fria.

Depois de uns 40 minutos, retirei os cupcakes do forno e deixei-os esfriarem. O ideal é que eles esfriem em cima de uma grade, mas como eu não tinha, esfriaram na assadeira mesmo. Eu sempre coloco 2 forminhas de papel em cada forminha de metal, depois que assam, retiro a de fora, que fica mais úmida e feinha.



Assim que esfriaram, peguei a ganache na geladeira e me surpreendi com a consistência: estava bem firme e não molenguinha como eu imaginava. Coloquei uma parte no saco de confeitar (usei bico pitanga) e mandei ver em cima dos bolinhos.



Olha aqui eles prontinhos:



Acrescentei umas estrelinhas coloridas pra dar um tchans!



Fiz umas forminhas de papel decorado, que eu mesma imprimi.





Olha como ficou cuti cuti.



E lá se foram os mini cupcakes acompanhados de um desejo sincero de uma Páscoa maravilhosa e abençoada!!



2 comentários:

  1. Carlinha, adorei o passo a passo do cupcakes!!Obrigada. Já mostrei pra minha mãe, ela adorou e já vai testar aqui, pra minha sorte!rs.
    Parabéns pelo blog(super charmoso), uma Feliz Páscoa pra você e sua família e até semana que vem!!!Beijocas.
    Manu

    ResponderExcluir
  2. Ah Carlinhaaa!
    Ei fiquei aqui babando!
    Não tenho esses dotes não!Rs!
    Beijooo!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...