quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Doces lembranças


Eu adoro ler, sempre preferi ler a assistir filmes. E essa minha paixão vem desde cedo, da época do colégio, quando eu ainda era pirralha. Lembro que existia a Série Vaga Lume, que tinham umas 50 obras, aquelas histórias me prendiam, eu não conseguia largar o livro enquanto não chegasse ao fim. Toda semana a gente tinha que escolher um livro na biblioteca do colégio pra ler e eu ia sempre nos títulos dessa coleção. Lembro nitidamente de algumas histórias, mas um dos meus preferidos era O Outro Lado da Ilha, de José Maviael Monteiro. Era a história de uns jovens que decidiam desbravar uma ilha desconhecida. Me recordo que ao longo da história, eu conseguia visualizar os lugares, detalhes relatados, era como se eu me transportasse pra dentro da história. Bom demais!!! Nem sei se essa serié ainda existe, mas eles deveriam relançar, pra meninada do colégio sentir a delícia que é se envolver em um livro (apesar de que agora acho que a maioria deve estar muito mais interessada em histórias de Harry Potter).
Mas tem um livro que marcou de verdade a minha adolescência. O nome era Depois daquele beijo, não lembro quem é o autor, mas o que não esqueço de jeito nenhum é da capa: era o close do rosto de uma menina, com uma lágrima escorrendo. A história era muito bacana, falava do amor de uma menina por um colega do colégio, que se via envolvido numa confusão por causa de outra menina. Me encantava tanto porque a narrativa era quase idêntica ao que eu vivia naquela época: inseguranças às voltas com os primeiros amores, ansiedade dos primeiros encontros, aquelas festinhas que tinham (matinês) em que eu ia e ficava com o coração na boca porque ia dançar com o menino por quem eu tava apaixonada. E incrivelmente, tem uma cena que não me sai da memória: foi a primeira vez que ouvi falar em cianureto, que alguém lá na escola que a menina estudava tinha sido envenenado com cianureto na biblioteca. Ó que doido isso!
Pois é, dei uma viajada no passado, deu saudade daquela época em que a minha única preocupação era em não ir pra recuperação no final do ano. Se eu soubesse o que me esperava, teria aproveitado beeeem mais!
E hoje, com toda a minha impaciência e ansiedade, leio 2 livros ao mesmo tempo. Ainda não consegui terminar de ler Sushi, de Marian Keys, acabei de ler Você não soube me amar e estou iniciando Um lugar ao sol, de Khaled Rosseini. Mas é assim mesmo, descobri que gosto de me ver envolvida em várias histórias.
Aliás, essas minha leituras diárias estão me acordando pro seguinte: tenho que ir no oftalmologista, minha vista tá ficando embassada facilmente. Lá vamos nós aumentar o grau de novo. Ai, a velhice...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...