sábado, 19 de maio de 2012

Piadina


Sempre gostei do site Panelinha, adoro as receitas, todas bem explicadinhas e detalhadas. Já fiz muitas receitas tiradas de lá. Daí que a Rita Lobo agora tem um programa no GNT chamado Cozinha Prática, que é ótimo. Além das receitas bem detalhadas, ela dá várias dicas bacanas pra gente trazer pro dia a dia na cozinha.

Eu tava assistindo semana passada ela fazendo a Piadina, um pão típico italiano, feito com farinha, leite e azeite e corri pra cozinha pra preparar.

Achei maravilhoso, super gostoso e o melhor de tudo: pão sem trabalho, com fermento normal, sem ter que sovar muito e nem esperar horas. Amei!



Ingredientes:

3 xícaras (chá) de farinha de trigo e mais um pouco para enfarinhar a mesa
1 ½ colher (chá) de sal 
1 colher (chá) de fermento em pó 
2 colheres (sopa) de azeite de oliva 
1 xícara (chá) de leite 


Modo de preparo:


Em uma tigela grande, junte a farinha, o sal e o fermento. Misture e abra um buraco no centro.






Coloque o azeite bem no meio e vá esfregando a farinha com os dedos para misturar. Junte o leite em duas etapas e, com as mãos, misture bem, até formar uma bola. 






Transfira a massa para uma superfície de trabalho enfarinhada e trabalhe a massa por 3 minutos, no máximo (essa é a parte boa!).






Enrole a massa para formar uma cobra e divida em 6 pedaços iguais.






Cubra a massa que será usada com um pano de prato úmido. Mas atenção, o pano não pode estar molhado. 






Coloque uma frigideira antiaderente para aquecer em fogo alto. Abra um pedaço de massa com rolo de macarrão (eu usei uma garrafa de vinho), até ficar com cerca de 20cm de diâmetro. 




Quando a frigideira estiver bem quente, coloque o disco e faça vários furos com um garfo; assim que o fundo começar a ficar com pintinhas escuras, após cerca de 2 minutos, vire e deixe cozinhar por mais 2 minutos, furando com o garfo. Transfira para um prato e cubra com um pano de prato limpo, apenas para não esfriar, enquanto você faz as outras.



E aí é só se jogar no recheio que você preferir. Eu usei peito de peru, molho de tomate, queijo prato, milho verde e azeitona. 




Tá esperando o quê????



2 comentários:

  1. Fia,

    Esse negocio fica gostoso? Parece o rapid 10?
    Fiquei curiosa! É macio?
    Tá "todo mundo" aqui se perguntando por que você não trouxe pra "nóis" tomar conm capuccino.

    ResponderExcluir
  2. Olha, também me lembrou o Rapid 10. É gostosão? Porque eu salivei muuuuito aqui. Nham nham.
    Beijo!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...