quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Dos meus aprendizados nessa vida


Acho que a gente já sabe que ninguém é especial o tempo inteiro e que todo mundo tem defeitos (eu tenho muuuuitos). E acho que nessa história toda de relacionamento, mais do que amor e química, o mais importante é saber relevar desavenças e procurar, dia a dia, tornar os defeitos do outro suportáveis. Porque acho que fica muito difícil e desgastante passar o tempo inteiro acreditando que "com o tempo, isso vai mudar". Não que eu ache que as pessoas não mudem, porque eu acredito mesmo, de verdade, que a possibilidade da mudança existe, mas ela só vai ocorrer se a pessoa quiser, e não se a gente quiser que ela ocorra.

Eu me recuso a entregar nas mãos de alguém a responsabilidade de me completar. Já fiz muito isso no passado, e a cada tristeza, a cada desilusão, fui me convencendo que esse é um fardo muito pesado pra gente passar adiante. Busco enfrentar as minhas incompletudes de modo a admitir que elas são só minhas.

Pra mim, o real motivo de estar junto, num relacionamento, é justamente o de compartilhar, não sou muito adepta daquela definição de "cara-metade", "você me completa, eu te completo". Estar junto é e sempre será, pra mim, uma opção, jamais uma obrigação. Pra estar junto a gente precisa se dobrar, precisa parar para enxergar os defeitos do outro e mesmo assim saber: "Quero ficar com ele..." . Precisa saber que nem todos os dias vão ser alegres, que aquele defeito dele, que de vez em quando te irrita, vai te irritar muuuuuito em determinados momentos; que, ao assumir um compromisso, inevitavelmente você vai precisar abrir mão de algumas coisas, mas vai ganhar muitas outras. Hoje eu posso dizer que consigo enxergar onde é que eu acabo e onde o outro começa.

Não é fácil, a cada dia essa constatação bate na minha cara. Mas quem foi que disse que seria???


3 comentários:

  1. Ai, Carla... Ler o teu post foi o mesmo que ler minha mente! Risos... Às vezes parece que vc é a minha voz! Risos... É incrível como a gente cresce em um relacionamento não é? Chega um dia em que a gente aprende o contrário daquilo que teimávamos em acreditar! Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Amiga, suas palavras são tão verdadeiras... Em um relacionamento vivemos isso diariamente. E sinceramente essa de "cara-metade", não existe mesmo. E para vivermos felizes temos que "aceitar" algumas coisas que não gostamos nem concordamos. mas como vc disse: perdemos em um lado e ganhamos em outro. Bjs e saudades. fica com Deus.

    ResponderExcluir
  3. “Já que não tenho o dom de modificar uma pessoa, vou modificar aquilo que eu posso: O meu jeito de olhar para ela!” Padre Fabio de Melo.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...