terça-feira, 20 de setembro de 2011

Bolo de morango light


Como eu tinha dito aqui, eu comprei um tanto de morangos e tava com vontade de fazer uma torta daquelas bem caprichadas, com casquinha, bastante creme, chantilly... enfim, aquelas de matar um do coração. Mas como preciso viver (tentar pelo menos) de dieta, a ideia foi imediatamente abortada. Mas Namorado vinha passar a semana aqui comigo e eu queria fazer alguma coisa gostosa pra comer com ele. Fui então em busca de alguma receita que pudesse matar minha vontade sem me levar ladeira abaixo à perdição. Achei essa receita no Panelaterapia e me mandei pra cozinha.

A base desse bolo é um pão de ló bem fofinho, que com certeza eu vou usar outras vezes pra preparar tortas de sabores variados.

Para o pão de ló, eu usei:

- 5 gemas
- 5 claras
- 5 colheres de sopa de farinha de trigo
- 5 colheres de sopa de Tal e Qual (use qualquer outro adoçante culinário que você tenha)
- 1 colher de sopa de fermento em pó


Bati as claras em neve, adicionei as gemas e bati mais um pouco até ficar bem clarinho. Retirei da batedeira, acrescentei a farinha de trigo, o adoçante e o fermento aos poucos.

Untei uma assadeira, despejei a massa e levei pra assar por uns 15 minutinhos. O que tombou meu bolo foi a assadeira. Tava de noite e eu não encontrei a assadeira retangular, aí usei uma meio oval que tem aqui e o bolo ficou a treva de feio.

Olha, essa massa assa bem rapidinho, não vai deixar no forno e ir fazer outra coisa, senão a bagaça desanda. Ele vai ficar uma massa beeeeem fofa, parecendo uma nuvem (ownnnn). 

Eu desliguei o forno e (uma salva de palmas pra mim #not) deixei dentro a assadeira. Deu uma murchada básica, me deu uma raiva de mim, porque a gente tá careca de saber que TEM que tirar a assadeira do forno assim que desliga. Enfim, fui preparar o creminho branco.

Usei:
- 3 colheres de leite em pó desnatado
- e colheres de sopa de maizena

- 4 colheres de adoçante Tal e Qual
- 1 copo de leite desnatado
- 1 colher de chá de baunilha
- 4 colheres de sopa de creme de leite light

Aí é levar tudo pra panela (exceto o creme de leite), fogo baixo, e mexer até engrossar. É aquele velho mingauzinho de guerra. Aí, desliga o fogo e acrescenta o creme de leite. O creme de leite deixa a textura maravilhosa.

Como o bolo tava com um formato esquisitinho, parti ao meio, coloquei num prato, em cima passei uma camada caprichada do creme e cobri com morangos cortadinhos. Coloquei a outra metade do bolo em cima e cobri com o restante do creme. Por cima, moranguinhos cortados ao meio.

Olha, não vamos julgar pela aparência, ok? Ficou bem gostosinho, doce na medida. Deixei na geladeira e ficou melhor ainda. Dá pra comer sem culpa, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...