sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Amém!



Quando eu era criança, passava as férias em Brejões, interiorrrr do interiorrr, na casa da minha avó. E eu ia à missa com minha prima, porque vovó, sempre carola que foi, nos levava. A gente sentava juntas, ficava muito mais ligada nas pessoas do que na missa propriamente dita. Eu não entendia direito algumas coisas que o padre falava, mas achava o máximo aquele momento de receber a hóstia, ficava louca de curiosidade, vivia pedindo a vovó que me deixasse experimentar, mas lógico que ela negava, achava sacrilégio.

Mas o momento mais dramático mesmo era na hora em que o sino tocava. A igreja era pequena, e quando o sino tocava, era aquele estrondo. Eu sempre tomava susto, Graciela, minha prima também, e aí era só uma olhar para a cara da outra pra gente começar uma crise de riso. E eu simplesmente não conseguia mais parar. - Tentem conter uma risada em um ambiente silencioso ou sério pra ver a tragédia se instalar (né Léo?)- Só sei que eu sempre tomava bronca e quase sempre era convidada por vovó a me retirar da igreja, em meio a uma sessão enorme de resmungos.

Lembro também do padre Tom, que era dá igreja de Santo Antônio, aqui da cidade. Eu ia às missas aos domingos e ficava acanhada com a sinceridade descabida do pároco. Ele não tinha, digamos assim, muitas papas na língua. Me recordo de momentos em que ele, em pleno microfone, no meio de alguma pregação, falava: “Dona Carmem, calce os sapatos e mantenha a postura, que aqui não é sua casa!” E a pobre dona Carmem, com o constrangimento no último grau, já que toda a igreja virava pra ver quem era a vítima naquele domingo, ia se afundando no banco, desejando sumir dali e calçando seus tamancos na maior rapidez. Pelo menos, eu não tinha coragem nem de me atrever a dar um pio sequer ou me mostrar entediada, sob o risco de receber uma regulagem em alto e bom som.

Na adolescência eu participava de um grupo de jovens que tinha reuniões sempre às terças feiras. Confesso que eu ia mais no embalo da fase, a gente sempre ficava paquerando do lado de fora, eu ia sempre com Gaby, minha melhor amiga, e a gente se divertia muito, tinha sempre umas trocas de bilhetes, olhares e cumplicidade entre os meninos e a gente. E também, todo ano tinha excursão para um sítio, onde passávamos alguns dias só curtindo, namorando... Ai que saudade daqueles tempos, lembra Gaby?

E também tem também o episódio de quando eu comecei a namorar com Léo (na verdade, foi no nosso segundo encontro). A gente se conheceu numa festa, na sexta à noite e no domingo nos encontramos. A gente tinha ido à tarde num barzinho tomar uns guaranás (err... cervejinha) com uma  amiga que estava ficando com um amigo dele. Ela ficou chamando a gente pra ir na missa e os meninos, claro, toparam. Mas quando estávamos lá sentados, eu olhava pro lado e só via Léo se acabando de rir na hora das músicas, porque ele e o amigo não sabiam cantar nada e ficavam fingindo, mexendo a boca. Aí eu, lógico, comecei a rir também, tentando me segurar. Claro que eles só tinham ido com intuito da conquista, safadinhos!

Bom, na verdade este post era pra dizer que ando relapsa e nunca mais fui à missa...

3 comentários:

  1. Ah...diaaa, me lembro bem que uma menina que estava no fundo da igreja, se levantou na hora da hóstia, e eu olhei e fiquei sem entender, "oxe, pode receber a hóstia uma pessoa que há uma hora atrás estava tomando uma cervejinha", mas pensei:-deve tá querendo impressionar algum garoto...rsrsr...hj, eu sei que isso foi um sacrilégio...kkkkk...não é carlinha?

    ResponderExcluir
  2. Tome vergonha e vá pra missa garota!!

    ResponderExcluir
  3. Gente, como o tempo passa e as coisas boas ficam... Me lembro como hoje do SAEC (Seguidores Adolescentes ao Encontro de Cristo), faziamos até parte do coral a cada quinzena na matriz. Dava muita risada. saudades de tudo mesmo amiga. Estou aqui me lembrando das reuniões.kkkkkkkkk. Lucas, Ba, etc.... Grande beijo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...