segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Meu direito preferido

                                                                                                  Imagem: Getty Images

Esse ano é ano de Copa do Mundo e Eleições presidenciais. Obviamente, a Copa do Mundo é muito mais interessante do que o pleito eleitoral, mas como a Copa não só acabou, como voltamos pra casa bem mais cedo do esperávamos, agora nesse segundo semestre as atenções se concentram nas eleições.

Essa semana chegou a minha convocação para trabalhar como mesária no dia 3 de outubro. Sei que a grande maioria das pessoas detesta política e dificilmente estaria feliz em ter que ir trabalhar na eleição num Domingo em que poderia muito bem ficar em casa assistindo filmes. Mas eu confesso que gosto, gosto muito.



Eu era doida pra tirar meu título de eleitora, não via a hora de completar 16 anos. E desde nova sou convocada para trabalhar. Antes, quando usavam cédulas, era realmente um saco (que fique claro que só trabalhei uma vez com cédula, ou seja, não sou tão velha assim). A gente tinha que chegar bem cedo, pra dobrar uma por uma, a votação demorava horrores, eu voltava pra casa cansada e estressada. Sem contar nos nomes absurdos que escreviam nas cédulas. Já soube de muita gente que votou na Xuxa, em Mussum, e por aí vai.

Agora com o voto eletrônico, a coisa é tão ligeirinha que nem dá gosto. E pra quem trabalha é super simples. A única parte mais chatinha é ter que esperar as 17h para encerrar tudo, ter que fechar boletim, essas coisas.
 
Por sorte, sempre trabalho no mesmo local em que voto, um colégio perto da minha casa, só que em outra sala. Dá tempo de ir em casa almoçar.
 
Sei que a gente tem muitos motivos pra se revoltar com os políticos que temos hoje, que não dá nem vontade de continuarmos votando, mas eu jamais anularia um voto meu e nem votaria em branco. E nem adianta tentar me convencer que “político é tudo igual, são todos ladrões, etc.”. O voto é nosso maior direito, é nossa oportunidade de escolher, nos indignar. Eu penso assim: se você anula seu voto, fica sem direito de reclamar depois. Que bom que vivemos num país democrático, fico vendo esses países em que o povo tem que se conformar com os governantes que são impostos. A gente tem o direito de escolher, minha gente! E principalmente me revolta um pouco como mulher, as mulheres passaram tantos anos sem poder votar, como é que vamos desperdiçar essa oportunidade???
 
Pois é, procure conhecer bem a história do seu candidato e no dia 02/10 vá cheio de orgulho exercer o seu direito (eu disse direito e não dever) de cidadão brasileiro!

2 comentários:

  1. Oi, amiga!! :)

    Gostei muito do seu post e da forma como vc tratou o assunto "eleições", com clareza e conhecimento de causa! :)
    Eu tb já fui mesária por vários pleitos. Foi só eu transferir meu título, qdo vim morar aqui em salvador, que o TRE me convocou.
    Eu tb não achava ruim, inclusive fui 'trabalhar' no segundo turno de 2006 gravidinha (estava com quase 1 mês) de Vini.
    Só não gostava dos 'engraçadinhos', do bêbados (acredite!!) e uma vez chamei um fiscal pra 'acalmar' um eleitor mais alterado, porque se dizia no direito de levar os filhos ate a urna e deixar que as crianças votassem por ele (ai meu saco!).
    Bom, depois disso, fiz uma cartinha educada ao tre e solicitei não mais ser convocada, visto ter 2 crianças pequenas e por achar já ter feito minha parte em nome da democracia! :)) E fui atendida!!

    Te desejo boas eleições!
    E não esqueçamos dos amigos que fazemos nas nossas seções, né?
    super beijo!

    ResponderExcluir
  2. Menina, devo confessar que voto desde os 16 e ja tenho 27 e morro de medo de me convocarem. Eu gosto de política, mas passar o domingo todo vendo muita gente desperdiçat voto não é das mais divertidas tarefas.
    Obrigada por retribuir a visitinha
    beijos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...