terça-feira, 4 de maio de 2010

Capim Dourado

O capim dourado é uma espécie de capim que existe somente na região do Jalapão, lá no Tocantins, com a palha do qual se faz artesanatos. Foi descoberto pelos Índios no norte de Goiás, onde hoje é o estado do Tocantins.


Eles trançavam e costuravam o capim usando espinhos como agulha. Faziam seus utensílios domésticos, como gamelas, cestos, bacias, tigelas, potes, etc. Esses índios transmitiram a técnica para os Quilombolas remanescentes dos escravos, que também faziam suas peças e vários outros utensílios domésticos usando o Capim Dourado. Assim, a técnica foi passada de geração em geração desde a época dos índios até hoje, sempre em família.
 

Sua característica principal é a cor que lembra a do ouro. A principal localidade, onde começou o desenvolvimento da produção artesanal, é Mumbuca em Tocantins, um vilarejo localizado no município de Mateiros. Atualmente esses artesanatos são produzido em outras localidades da região do Jalapão.
Fonte: Wikipedia



Bom, essa foi uma explicaçãozinha básica sobre essa matéria prima que é muito linda. Lá em Palmas, em vários lugares que você vai, encontra locais que vendem artesanatos feitos com o capim dourado.

Mas apesar de ser uma matéria prima local, os preços dos produtos feitos com o capim não são baratinhos não. Em uma loja no shopping encontrei ítens bem caros. Comprei umas coisinhas numa loja de artesãos, mas depois encontrei opções mais variadas e mais baratas na feira. Aliás, lá na feira você fica louca com tantas opções. Eu ia ganhar uma carteira linda do namorado, mas aí fiquei na dúvida e acabei ficando sem o presente (vacilei!!!). Adquiri umas lembrancinhas (a grana tava curta e como eu disse, tem umas coisas baratas e outras nem tanto - aliás, fico pensando: talvez não sejam caras demais, eu é que sou rica de menos).








Um comentário:

  1. tenho brinco, pulseira, bolsa, carteira.. tudo de capim dourado, meu primo trouxe pra mim do Tocantins!

    mto lindo.. adoro

    beijão
    maricota

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...