sábado, 20 de fevereiro de 2010

Com amor e com afeto

Eu adoro viajar pra casa da minha sogra-mamãe. Além de ser uma pessoa MARAVILHOSA, com letra maiúscula, é uma cozinheira de mão cheia. Ela é dessas que não seguem receitas, vai colocando os ingredientes no "olhômetro" mesmo e fica tudo uma delícia. Sempre que vou pra lá, ela faz umas comidinhas deliciosas: bisteca de porco, macarrão de panela de pressão, bolo verde, salada russa e uma infinidade de delícias. O campeão de audiência é sem dúvida o bolo de aipim. Só de imaginar, fico aguada.
A primeira vez que comi baião de dois foi na casa dela, acho que deve ter uns 3 anos. E nesse final de semana ela fez novamente. Uma perdição.
Segue abaixo a receita para quem quiser se aventurar. Essa receita peguei no site do Mais Você, mas você faz, assim como minha sogrete, as adaptações que você achar necessárias.


- 3 litros de água

- 600g de feijão mulatinho ou carioquinha
- 200g de bacon cortado em cubos
- 400g de carne de sol
- 300g de charque
- 250g de lombo suíno
- 100 ml de azeite
- 6 dentes de alho picados
- 1 cebola grande picada
- 1 colher (sopa) rasa de cominho
- 1/2 pimenta dedo-de-moça picada
- 1/2 xícara (chá) cebolinha picada
- 1/2 xícara (chá) salsinha
- 1/2 xícara (chá) coentro
- 250g de linguiça calabresa
-300g de arroz cru
- Queijo fresco picado

Farofa:
- 200g de manteiga
- Cebolinha picada a gosto
- 300g de farinha de mandioca torrada

Modo de Preparo


Dessalgue as carnes no dia anterior, trocando duas vezes a água neste período. Aqueça, numa panela de pressão, 3 litros de água. Coloque o feijão, o bacon, a carne de sol, o charque e o lombo suíno. Tampe a panela e quando começar a pressão, deixe por 20 minutos em fogo alto.

Após os 20 minutos de cozimento na pressão, deixe esfriar, abra a panela e adicione a linguiça calabresa. Deixe cozinhando com a panela destampada.

Separado, numa frigideira, faça o tempero. Coloque o azeite e refogue o alho, a cebola, a pimenta dedo-de-moça e o cominho. Depois acrescente a cebolinha, a salsinha e o coentro.

Junte o refogado ao feijão e as carnes e em seguida acrescente o arroz. Coloque sal se necessário. Deixe por mais 30 minutos em fogo baixo até cozinhar o arroz e secar a água.

Desligue o fogo, acrescente a farofa e misture muito bem. Se quiser salpique com queijo branco picado. Para servir acompanha bananas da terra fritas e torresmo.

Farofa:
Numa frigideira coloque a manteiga deixe derreter. Acrescente a cebolinha, a farinha de mandioca torrada e misture bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...