sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Como fazer o alface durar mais

Um inconveniente de quem mora sozinho é que não dá pra comprar muitos alimentos perecíveis, pois eles se estragam rápido. Eu tenho aprendido isso aos poucos, e me dá uma dó ter que jogar comida fora. Passei a comprar frutas e verduras por semana, sempre em pouquíssima quantidade: 2 cenouras, 2 batatas, 2 tomates, meia dúzia de bananas.

Só que tem coisas que não tem como comprar menos, como por exemplo alface. Não dá pra dividir um pé de alface ao meio. Eu prefiro alface americana, pois dura bastante, mas não encontro com facilidade (na feira deve ser fácil de achar, mas faço as compras no supermercado).

Sempre achei uma frescura esses utensílios de secar folhas, achava uma coisa supérflua. Isso até ver a Rita Lobo usando direto no programa dela. Vi vendendo nas Americanas e resolvi comprar pra ver se realmente fazia alguma diferença. E faz mesmo!

Antes, um pé de alface (é assim que fala mesmo???) durava em torno de 4 dias, depois as folhas murchavam e escureciam e eu acabava jogando fora. Mas agora elas duram mais de uma semana, com aspecto de fresquinhas.

Outra parte chatinha é a higienização das folhas. Então eu faço assim:

Destaco todas as folhinhas com cuidado, coloco-as em um recipiente com água e 1 colher de água sanitária. Deixo por cerca de 1 hora.


Depois desse tempo, lavo em água corrente uma a uma e vou colocando aos poucos na "secadora". Ela tem uma espécie de cestinha vazada dentro. 



É só encaixar a tampa, girar um pouco, e elas saem sequinhas! A água fica toda no fundo do recipiente.



Depois de secas, eu separo em quantidades pequenas e coloco em saquinhos desses próprios para freezer, sabe?




Aí vem o pulo do gato (que minha Mamy's me ensinou): é só colocar as folhas dentro do saquinho, segurar nas pontinhas e girar (não vai soprar o saco e encher de bactérias, viu?). O saquinho vai se encher de ar. Daí é só amarrar as pontinhas com um nozinho e pronto.



Cada dia eu abro, tiro a quantidade que vou comer e guardo o restante.


5 comentários:

  1. Amei!! Obrigada pela explicação.
    Beijos! Felicidades! :)

    ResponderExcluir
  2. Amei!! Obrigada pela explicação.
    Beijos! Felicidades! :)

    ResponderExcluir
  3. Fiz tudo como vc disse. Quando descongelei a alface estava toda murcha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra, não é pra congelar a alface, você deixa os saquinhos na geladeira mesmo. Um abraço!

      Excluir
  4. Oi Carla, legal sua dica, obrigada! Onde compro os saquinhos?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...